Escritortes da liberdade
498 palavras
2 páginas
Escritores da LiberdadeEste filme é baseado em fatos reais, lançado em 2007 e dirigido por Richard La Gravenese, é inteiramente focado na forma inovadora de lecionar realizada por uma professora (Erin Gruwel interpretado por Hilary Swank) em uma escola onde existe descriminação entre os próprios alunos.
Erin Gruwel é uma professora branca, jovem e casada, que foi criada pelo pai em um bairro de classe médio-alta nos Estados Unidos, tem a oportunidade de lecionar para alunos do primeiro e segundo ano de uma escola há tempos atrás considerada modelo em sua região. Sua primeira interação com seus alunos é marcada com cenas arrasadoras de violência e desrespeito dos alunos com seus professores. Os alunos são de gangues rivais entre latinos, negros e asiáticos, são considerados problemáticos pela escola, com dificuldades na aprendizagem e no comportamento.
Nesse momento Erin começa a desenvolver seu método de ensino, focando nas necessidades dos alunos, que para a professora é a falta de motivação da escola, a forma como os alunos veem o ensino como desnecessário para vida que levam e o material que recebe para desenvolver suas atividades, aplicando a sala de aula, obras que lembram a eles a guerras que enfrentam no seu dia a dia junto com atividades que vos fazem refletir, conquistando assim o respeito e seu papel de autoridade.
Contudo Erin Gruwel se dedica tanto aos alunos por não ter apoio nenhum da coordenação da escola, que acaba perdendo sua vida social e conjugal, assume empregos “que pagam seu cargo como professora”, assim dito por seu até então marido, para fornecer a esses alunos passeios que nunca receberam.
A obra nos mostra como esses métodos aplicados pela professora Erin podem ser muito eficazes em sala de aula com problemas de divergências culturais, colocar filmes e livros sobre o período nazista, foi uma cartada magnifica, pois retratou a realidade dos alunos com um toque a mais.
Apresentar aos alunos algo pior do que eles vivenciam, fez