escritores
Faculdade de Design de Interiores
ÉTICA E LEG. TRAB. APLICADA A ARTES
PROFESSORA
CRISTIANE LIMA
ALUNA
ADRIANA MARTINS GLÓRIA
DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
Filosoficamente, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está diretamente ligada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Moral
É tudo que se refere à norma da vida em sociedade, aos costumes e formas de resolver problemas do cotidiano. Dentro de suas atribuições compete o código de vestimenta, a língua falada, escrita e culta, e o desempenho adequado do papel social a que nos prestamos.
Ética
Tudo que se refere à relação das pessoas entre si. Tem a ver com a preocupação de um indivíduo com o outro. É todo o cuidado que se tem com o outro, num estado de alteridade de não-eu, que não está expresso em nenhuma lei ou norma.
Resumindo, moral é se preocupar com a sociedade e ética é se preocupar com o próximo; a moral muda de sociedade em sociedade.
Etimologicamente a palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
De uma forma mais geral pode-se dizer que Ética são os conhecimentos extraídos da análise do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais. É uma reflexão sobre a moral. Nela estão às noções de felicidade, de caráter e de virtudes e também, as decisões do que dá sentido à vida de cada indivíduo, que tipo de pessoa este é ou quer vir a ser e qual a melhor maneira de confrontar situações de medo, de solidão, de arrependimento, etc. Enquanto a Moral são regras aplicadas no dia a dia e usadas por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo