escravidão
Objetivos
-Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil.
-Compreender a inserção da escravidão brasileira no comércio atlântico.
Conteúdos
- História do Brasil
- Trabalho escravo
Anos
7º e 8º
Tempo estimado
4 aulas
Material necessário
Mapa, livros e sites que falem sobre a escravidão no Brasil.
Desenvolvimento
1ª momento
Apresentar um mapa que mostre o comércio no Atlântico no séc. XVI até o final do séc. XIX Discutir coletivamente com os alunos as rotas comerciais presentes no mapa. Poder perceber nele o intenso tráfico comercial atlântico ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Observar com os alunos que não existe apenas um comércio entre a Europa e a América, ou a Europa e a África - como se costuma acreditar - e que diversos produtos são comercializados diretamente entre os dois continentes. Destacar a diversidade de produtos que saíam das Américas em direção à Europa e África.
Nesta discussão vale ressaltar que o tráfico comercial envolvia produtos dos três continentes, sendo a América produtora de gêneros tropicais, a Europa de produtos manufaturados e a África de escravos. Explicar que o produto manufaturado tem o maior valor agregado, permitindo o maior acúmulo de riquezas na Europa.
2ª momento
A partir das discussões solicitar aos alunos que formulem hipóteses para explicar esta vinda massiva de escravos africanos para as Américas. Organizar a sala em grupos para efetuar pesquisas que comprovem ou refutem as hipóteses formuladas.
Orientar os alunos sobre a pesquisa histórica a ser realizada, atentando para a necessidade de consultar fontes diversificadas e confiáveis, ficando a encargo do professor de apresentá-las.
3ª momento
Discutir os resultados obtidos nas pesquisas com os alunos. Durante a discussão devem aparecer e ser esclarecidos os seguintes tópicos: a necessidade de grandes contingentes de mão de obra, a facilidade da fuga dos