Escravidao parte 1
Parte 1
1. Tanto o texto como a tabela mostram como a escravidão não desapareceu no período colonial, igual muitos pensam. Apesar de não ser comentada com tanto ênfase, é uma questão preocupante dos dias atuais. A ignorância por parte de muitos sobre esse tema só faz com que continue desconhecida a grandeza da situação. A tabela aponta como a prisão dos responsáveis pela escravidão é praticamente nula e recente, além disso, o número de trabalhadores alcançados é incrivelmente maior que o número de trabalhadores libertados, assim como em relação ao numero de armas apreendidas. Percebemos, portanto, que as medidas que vem sendo tomadas para a prisão e punição de responsáveis pelos casos de escravidão não são eficazes.
2.
3. Os elementos que contribuem para que as pessoas continuem sendo escravizadas são, em primeiro lugar, a impunidade. O numero de responsáveis presos é praticamente nulo, isso faz com que eles não tenham medo da justiça e não parem com essa pratica horrível e desumana. Em segundo lugar, a localidade em que os escravos são mantidos. Sempre longes de centros urbanos, fato demonstrado pela tabela da página 270, os locais em que acontece a escravidão não chamam muita atenção, pois se localizam longe de multidões. Em terceiro lugar, a violência em que são mantidos os trabalhadores forçados. Muitas vezes fica complicado e difícil para a polícia chegar e invadir esses locais, pois existem pessoas armadas os cercando. Percebemos que esses elementos dificultam a ação da justiça em relação a escravidão.
4. As formas de escravidão passam por prostituição infantil, tráfico de órgãos, tráfico internacional de mulheres, exploração de imigrantes ilegais e a servidão por dívida. Muitos vão enganados, imaginando alcançar desejos que antes não conseguiriam. Em países mulçumanos existem os escravos tradicionais. A captura de escravos negros também é constante, além da de moças e crianças para se sujeitarem a escravidão domestica