Escravidao nos dias atuai
315 palavras
2 páginas
João de Lencastre sobre os maus-tratos dados aos escravos no Brasil: «... Não lhe dando fardas e outros nem ainda fari- nha», e comentando dos «cruéis castigos, por dias e semanas inteiras, havendo alguns que por anos se acham metidos em correntes, sendo mais cruéis as senhoras em alguns casos para com as escravas, apontando-se alguns que obram tanto os senhores como as senhoras com tal crueldade como são pingar de lacre e marcar com ferro ardente nos peitos e na cara, executando neles a mutilação de membros. De Fran- cisco Pereira de Araujo se diz que cortou as orelhas a um, e pingou com lacre; outro veio do sertão, a quem o senhor cortou as partes pudendas, entendeu com uma sua negra; de outro, que se curou no hospital, se diz que foi tão cruelmente açoitado do seu senhor que lhe provocara especialmente o rigor da Justiça Divina, pelo que é de razão». Diz ainda de castigos que se fazem por suspensão de cordas em árvores, para que os mosquitos os estejam picando e desesperando, sobre os açoitarem e pingarem com a mesma crueldade que fazem os demais...» (Site Wikipédia).
Culturalmente, viam-se impedidos de manifestar abertamente a sua religião bem como de celebrar as festas e rituais que gostariam. Ainda assim con- seguiram manter viva e tornaram sua cultura parte fundamental do que somos hoje. A maior parte da mão de obra negra feminina estava destinada aos afazeres domésticos, incluindo aí, a amamentação, as negras alimentavam, até mesmo, os fi lhos dos se- nhores. Uma cena impensável em outros processos de colonização.
Aconteciam também as fugas, que representavam uma constante busca do negro por viver em liberdade apesar de muitas vezes sequer poder imaginar o que lhe aguardava caso obtivesse sucesso no seu intento e de fato conseguisse se embrenhar na mata e encon- trar um lugar para viver longe da