escorpião
Os escorpiões são animais invertebrados da classe dos aracnídeos. Existem cerca de 1.500 diferentes espécies de escorpiões. Destas, 140 estão presentes no Brasil, mas felizmente nem todas oferecem risco a nossa saúde. Apenas 3 são considerados realmente perigosos: Tityus serrulatus (o escorpião amarelo), Tityus bahienses e Tityus stigmurus.
Os escorpiões podem viver de 3 a 4 anos, e nesse período geram de 15 a 30 filhotes. Seu tamanho varia conforme a espécie, mas os mais comuns possuem cerca de 6 cm. São animais carnívoros de hábitos noturnos – se escondem durante o dia e a noite saem em busca de suas presas. Alimentam-se basicamente de insetos, como baratas, formigas e grilos, mas podem viver até 1 ano sem se alimentar. Utilizam o veneno presente em seu aguilhão para imobilizar suas presas e também como forma de defesa, principal motivo de acidentes com humanos. Onde vivem?
Os escorpiões vivem em áreas de clima quente, nas zonas tropicais e subtropicais e em regiões de clima árido com grande quantidade de pedregulhos, que favorecem o esconderijo.
Presentes também em áreas urbanizadas, os escorpiões entram nas casas em busca de abrigo e se escondem em locais que oferecem proteção, como entulhos, materiais de construção, madeiras.
Quais perigos oferecem?
Todas as espécies de escorpião são venenosas e possuem ferrão, mas o risco oferecido pelo veneno varia de acordo com a espécie e com o tamanho e idade da vítima. Por isso, crianças e idosos são mais vulneráveis e, em caso de acidentes, se não forem tomadas as providências necessárias rapidamente, o veneno pode levar a morte em curto espaço de tempo.
Os sintomas causados pela picada do escorpião são dor intensa no local e que se irradia por todo o corpo, inchaço e vermelhidão. A dor pode fazer com que o acidentado entre em estado de choque neurogênico, que pode levar a morte. Outros sintomas são o aumento das secreções do corpo, perturbações respiratórias e até