escorpiao
Introdução
Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água. Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos.
Importância econômica da mineração no Brasil Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração - também responsável por parte da ocupação territorial - em um dos setores básicos da economia nacional. É um setor de profunda importância, pois, além do que já representa para a economia nacional, o subsolo brasileiro representa um importante depósito mineral. Entre as substâncias encontradas, destacam-se o nióbio, minério de ferro (segundo maior produtor mundial), tantalita, manganês, entre outros.
Epc’s e Epi’s Na indústria mineira o risco é definido como uma característica física ou química de um material, processo ou instalação que tem o potencial de causar danos às pessoas e ao ambiente (Pino, 2002).Certo será dizer que a indústria mineira hoje tem uma preocupação crescente com os acidentes externos e internos ocorridos na exploração, o que a leva a produzir estudos de avaliação de riscos de forma a poder detectar os chamados pontos fracos ao nível do funcionamento das instalações, assim como no processo extrativo que inclui as explosões, como dos danos provocados ao ambiente; a utilização de epc’s e epi’s é de extrema importância pelos vários riscos que o trabalhador está exposto. Os mineiros estão sujeitos a acidentes e a doenças profissionais (silicose, neoplasias no pulmão, bronquites crónicas, surdez , etc ).
EPI’s
Capacetes com lanternas
Luvas
Protetores Auriculares e abafadores
Botas ou botinas
Protetores faciais
Protetores respiratórios
Óculos
Vestimentas
Cintos de segurança
EPC’s -
Fitas de demarcação