Escoramento
ROGÉRIO GOMES BARBOSA
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
PROCESSO FABRICAÇÃO DA GARRAFA PET
NOVEMBRO/2014
De onde vêm as garrafas PET?
O QUE É PET (Polietilenotereftalato)?
PET ou Politereftalato de etileno, é um polímero termoplástico, ou seja, é um composto químico resultante de uma reação entre ácido tereftálico e o etilenoglicol.
Como dito anteriormente, o PET é um polímero termoplástico, isso quer dizer que quando ele é aquecido a certa temperatura torna-se mole e, pode ser fundido e moldado diversas vezes.
UM POUQUINHO DE HISTÓRIA A partir da década de 70, passou-se a produzir garrafas com o composto criado pelos químicos britânicos Whinfield e Dickson, em 1941. A produção das garrafas só foi autorizada depois de longas pesquisas, quando ficou comprovada a “inexistência” de perigos à saúde e ao Meio Ambiente.
A partir dos anos 80, países como o Canadá e os Estados Unidos passaram a coletar tais garrafas, usando-as para fazer enchimentos de almofadas. Começou aí a reciclagem das garrafas PET.
Mas foi somente nos anos 90 que o PET reciclado passou a ser usado novamente em embalagens alimentícias, isso nos EUA.
No Brasil, a cada ano, a quantidade de garrafas plásticas recicladas vem aumentando. Em 1994 apenas 18% das garrafas eram recicladas, em 2006 esse número pulou para 51,3%.
A VIDA DE UMA GARRAFA PET: DO NASCIMENTO À MORTE Agora chegou o momento de entendermos como surgem as garrafas PET. Descreverei aqui todos os passos importantes, desde a fabricação até o momento em que compramos uma garrafa PET com um refrigerante muito gostoso no mercado.
O PETRÓLEO Todo o processo de produção das garrafas PET começa nas PETROQUÍMICAS, onde o petróleo que é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (podem haver acumulações tanto a poucos metros da superfície