Escoramento metálico
Nomes:
São Paulo, 2014
Introdução
O presente relatório tem por objetivo apresentar a determinação da finura do cimento Portland (CPII F-32 utilizando a peneira 75 µm (nº 200)), por peneiramento realizado conforme a NBR 11579 (ABNT, 1991), para a verificação da fração retida em porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões dos grãos são superiores a 55 gramas.
Ensaio para a determinação da finura do cimento Portland CPII F-32
Materiais:
- Uma balança com resolução de 0,01 g;
- Peneira de 75 µm (nº 200);
- Pincel médio de náilon e um pincel pequeno de cerdas naturais;
- Um bastão, confeccionado a partir de tubo de PVC;
- Relógio de laboratório ou cronômetro com resolução de 1 s.
- Um vidro-relógio com diâmetro aproximado de 100 m.
Procedimento manual:
Com a peneira encaixada no fundo, seca e limpa, colocar 55 gramas de cimento sobre a tela. Para o peneiramento manual, o operador deve segurar o conjunto com as duas mãos e movimentar a peneira de modo vaivém na horizontal para que o cimento se espalhe sobre a superfície da tela. Evitar desperdícios. Peneirar até que os grãos mais finos passem quase que totalmente pelas malhas da tela, o que geralmente ocorre no intervalo entre 3 min e 5 min.
Tampa-se a peneira, retira-se o fundo e então são dados golpes suaves no rebordo exterior do caixilho com o bastão para desprender as partículas aderidas à tela e ao caixilho da peneira. Em seguida, limpa-se toda a superfície inferior da tela da peneira e encaixa-se o fundo novamente. Retira-se a tampa e continua-se o peneiramento com suaves movimentos de vaivém horizontais, durante 15 min a 20 min. Mais uma vez a limpeza é feita, e movimentos rápidos de vaivém durante 60 s são aplicados. Completado esse período, limpar a tela da peneira com auxílio do pincel médio, recolhendo todo o material e transferindo-o para o fundo. Juntar todo o material