madeira para fôrmas e escoramento
CONSTRUÇÃO CIVIL
MADEIRAS PARA
FORMAS E
ESCORAMENTO
Integrantes:
André Ferez – 54755
Cristian Londero – 53893
Dimicley Gallo – 55849
Gaudin Mendes – 55857
Maicon Silva - 55471
Introdução
A utilização de madeira na construção civil remonta a época da descoberta de diversos materiais que utilizamos em uma obra. A falta de outras matérias primas para a confecção de formas e escoramento levou ao constante crescimento na utilização da madeira em um canteiro de obras.
A mão de obra da construção civil especializou-se nas diversas aplicações da madeira na execução de uma obra
As fôrmas têm que ser estanques, evitando perda de água em excesso, além de assegurarem um correto posicionamento da armadura A escolha das dimensões e tipo da madeira a ser utilizada, é um item primordial a ser levado em conta.
Embora pouco valorizada em um canteiro de obras, as madeiras no geral representam boa parte do sucesso de uma concretagem, seja ela em vigas, colunas, percintas ou lajes;
Atualmente diversos outros materiais estão sendo aplicados em substituição da madeira, fazendo com que gradualmente se utilize menos madeiras ma confecção de painéis e formas; O apelo ecológico e preservacionista, aliado a escassez de algumas espécies, também levou a busca de novas tecnologias.
Planejamento e projeto de fôrmas
Um bom planejamento inclui o projeto como precedente das ações em uma construção, o projeto deve usar artifícios (desenho, informação, detalhes, etc) a ponto de tornar a execução e montagem das fôrmas mais simples. Materiais para fôrmas
Madeiras serradas:
Pranchões;
Vigas;
Caibros;
Sarrafos;
Tábuas;
Ripas.
CAIBROS
VIGAS
SARRAFOS
TÁBUAS
PRANCHÃO
RIPAS
Compensado
Caibros
Sarrafos
Compensados
Normal: madeira feita de finas e pequenas placas de madeira, também conhecido como