Escoramento metálico e fôrmas
Escoramento metálico e fôrmas
Introdução:
Escoras metálicas são equipamentos que servem para sustentar provisoriamente elementos estruturais como lajes e vigas, suportando pontualmente as cargas conforme sua capacidade. Por serem usadas provisoriamente existem empresas especializadas na locação destas escoras.
Deve-se lembrar que também existem escoras de madeira, mas estas são menos usadas, geralmente são utilizadas em obras de pequeno porte. A madeira mais utilizada é o Eucalipto.
Fôrmas são estruturas provisórias, podem ser de madeira ou metálicas. São destinadas a dar forma e suporte aos elementos de concreto até a sua solidificação. As fôrmas de madeira são mais executados em construções de médio e pequeno porte, como casas e sobrados. Utiliza-se a tábua de pinho.
Vantagens:
Devido a sua praticidade, a utilização de escoras metálicas é importante para o prazo da obra, pois, oferecem rapidez, além disto oferecem segurança, economia e são muito fáceis de montar e desmontar. Possuem regulagem padronizada de 10 em 10cm. Sua fabricação deve atender as normas da NR 18.
Fôrmas metálicas podem ser uma excelente escolha na fase de concretagem, pois, além de sua praticidade, seu uso também pode resultar na redução de custos e otimização de tempo, além do fato delas poderem ser usadas centenas de vezes sem perder suas características, são leves, duráveis e sua montagem é rápida.
Observações:
Somente Engenheiros e Arquitetos legalmente habilitados podem fazer projeto de escoramento e determinar a correta utilização de cada escora e acessórios.
É importante conferir se o escoramento foi posicionado de acordo com o previsto no projeto. Verificar também as quantidades de escoras e o travamento das mesmas. Os suportes e escoras de formas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado
O local onde serão utilizadas as escoras deve estar nivelado, firme, compactado, e