Escopo para readaptação do hospital fundação brasil
INDICE:
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. ESTRATÉGIAS
4. REFERÊNCIA
1. INTRODUÇÃO
O Hospital Fundação Brasil de Sorocaba fundado em 1950 foi vinculado à administração da Universidade em 1980 e apresenta uma estrutura administrativa deficitária por não gozar de plena autonomia e não ter um política governamental voltada para o setor hospitalar.
Decorrente de seu histórico o hospital enfrenta dificuldades físicas, organizacionais, macro e micro ambientais.
O estrutura física é arcaica e disfuncional, há falta de gestão de recursos humanos causando um alto custo operacional pela grande quantidade de residentes e baixa quantidade de funcionários qualificados de nível superior.
Como toda organização, o hospital também sofre com o efeitos negativos da economia nacional principalmente por sua maior parte da receita estar vinculada ao SUS.
Concomitantemente aos problemas o hospital esta inserido em um ambiente de grande potencial de desenvolvimento econômico e estrutural por possuir um quadro clinico com clientela de alto poder aquisitivo e estar em uma região nobre da cidade onde inexiste a concorrência entre hospitais particulares que ofereçam um serviço mais especializado e sofisticado para a população.
Avaliando os problemas e as oportunidades do case apresentado e utilizando como referência a Santa Casa de Pindamonhangaba que passou por uma situação similar e hoje é referência em tecnologia e especialidades medicas, sugerimos a transformação do hospital em um Centro Medico de referência nacional levando em consideração as barreiras a serem enfrentadas como o aspecto cultural da organização e as resistências pessoais e também os pontos obscuros como o financeiro/orçamentário.
É fato que para isso é necessário um bom planejamento que não interfira na rotina existente respeitando as etapas individuais do projeto obedecendo a temporariedade, singularidade e progressividade.