Escopo do Trabalho - Eng. Mecânica na Aviação
ESCOLA DE ENGENHARIA
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA
PROF(a): Fabiana Leta
Alunos: Victor Falcão Gomes
Introdução
Esse trabalho tem como finalidade abordar o papel de um Engenheiro Mecânico de forma geral, e mais especificamente, na indústria da aviação. Serão apresentadas as funções desempenhadas, remuneração, entre outros aspectos.
1. A Engenharia Mecânica
É a área da engenharia responsável pelo desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O Engenheiro Mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.
Outra atribuição do engenheiro mecânico é calcular a quantidade necessária de matéria-prima para cada elemento da produção, providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos.
Além disso, cuida da parte de armazenagem, supervisiona e define normas e procedimentos para o processo produtivo. Também faz o controle de qualidade, por meio de análises e testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.
A remuneração de um Engenheiro Mecânico acompanha a legislação que rege todas as outras engenharias, ou seja, o piso salarial corresponde à nove salários mínimos, o que equivale, hoje, à R$ 6.102,00. No entanto, de acordo com a experiência e tempo de trabalho essa remuneração pode atingir níveis bem mais elevados.
O mercado de trabalho está bem aquecido para os Engenheiros Mecânicos, sendo requisitados em diversas áreas como: indústrias de um modo geral, petróleo e gás, automobilística, energia, entre outras. De acordo com a BBC de Londres, os países que mais estão à procura desses profissionais são: Austrália, Áustria, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, China, Hungria, Índia, Nova Zelândia, Noruega, Cingapura, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça e