Escopo de um projeto - Hong kong
Disciplina: Gestão em Projetos
Índice
Introdução
Este trabalho consiste por analise e comentários sob o ponto de vista das 9 áreas de conhecimento definidas pelo PMI. (escopo, tempo, custo, qualidade, risco, recursos humanos, comunicação, aquisições e integração).
Escopo
Construir o aeroporto de Hong Kong entre 2 ilhas, ligando a cidade por meio de túnel no fundo do mar, estradas e pontes que resistam a tufões.
Tempo
Normalmente uma obra deste tamanho é realizada em uma ou duas décadas. O prazo para o termino deste empreendimento é de apenas 7 anos.
Custo
Orçamento para a construção do (aeroporto, das estradas, pontes, tuneis, alugueis de máquinas, funcionários... etc) é de 20 bilhões de dólares.
Qualidade
O aeroporto e as pontes devem suportar á ventos que ultrapassam os 450 km/h, a estrutura projetada no mar que a abrigará o aeroporto deverá ser fixada nas rochas no fundo do mar por meios de estacas que pesam cerca de 20 ton. A Ponte deverá ser capaz de resistir a tufões, como já dito, que podem chegar a ventos de mais de 450 km/h, para isso, deve ser instalados cabos de aço entrelaçados no local, pois sua estrutura pesa mais de 13.000 ton e tem o comprimento suficiente para dar 2 voltas ao mundo.
Risco
Este empreendimento envolvia oque há de mais complexo para a engenharia, construir um aeroporto no mar, pontes que suportariam a tufões e um túnel para transporte de veículos no fundo do mar. Além dos ricos técnicos tinha o risco politico, pois a entrega do aeroporto teria de ser realizada antes da troca de presidência, ou então, corria o risco das obras serem paralisadas.
RH
Foram contratados 10 milhões de trabalhadores, que trabalhavam em turnos 24 horas dia, entre estes trabalhadores foram contratados alpinistas para a construção da ponte e engenheiros especializados do mundo inteiro.
Comunicação
A comunicação era muito importante, pois nada poderia dar errado, o tempo era curto e