Escopo de produto e escopo de mercado
É uma gestão possibilita o controle efetivo das mudanças nos requisitos do produto, através da análise das solicitações de mudança e definição de critérios de aceite de forma objetiva. A gestão de escopo do produto permite ainda que haja acompanhamento das variações de tamanho do produto a partir das variações nos requisitos.
O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas:
• Contexto; • Objetivos da informação; • Função e desempenho; • Premissas e restrições.
Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais:
• Funcionalidade que precisa ser entregue; • Processo que será usado para entregá-la.
Ex: o escopo de produto de um sistema on-line de pagamento de contas descreve como este vai funcionar, suas características, as tecnologias necessárias.
Escopo do produto – Refere-se às características do produto ou serviço que se quer como resultado do projeto. Ele é explicitado por meio das especificações.
ESCOPO DE MERCADO
É o tipo de mercado ou de clientes que a empresa atenderá. Algumas podem concentrar-se no mercado de maior poder aquisitivo. A Porsche, por exemplo, só fabrica carros caros e licencia sua marca para óculos escuros e outros acessórios de alta qualidade. A Gerber especializou-se em produtos para bebês.
Uma abordagem para esclarecer o escopo da segmentação de mercado é distinguir os níveis diferentes de segmentação. A natureza dos diferentes níveis de segmentação pode ser descrita da seguinte maneira, segundo Piercy e Morgan (1993):
- A segmentação estratégica: relaciona-se com a função gerencial de definir as intenções estratégicas e a missão corporativa, com base nos usos do produto/serviço e nos benefícios para o cliente.
- A segmentação gerencial: trata, primariamente, do planejamento e da alocação de recursos, tais como os orçamentos e o pessoal