Escoliose
A escoliose é uma condição que envolve curvatura lateral e rotacional complexa e deformidade na espinha. Geralmente a escoliose é classificada como congênita, juvenil, adolescente, adulta ou neuromuscular.
Tratamento
O tratamento e controle da escoliose é complexo e determinado pela severidade da curvatura, maturidade do esqueleto e probabilidade de progressão.
A opções convencionais são, em ordem:
1. Observação.
2. Colete
3.Cirurgia
A fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose.
O uso de colete só é feito em pacientes cujos ossos ainda estejam em processo de crescimento. colete para tratar escoliose é usado geralmente por 23 horas ao dia e aplica pressão nas curvas da espinha. Os coletes típicos são apenas usados para curvas pequenas, não sendo capazes de corrigir casos mais graves de escoliose. A cirurgia para escoliose geralmente é indicada para curvas que tenham grande probabilidade de progressão,
Causa da Escoliose!
Escoliose é mais comum em mulheres e ocorre frequentemente em pacientes com paralisia cerebral ou espinha bífida. Em alguns casos, a escoliose é de nascença devido a anomalia vertebral congênita. Ocasionalmente o desenvolvimento da escoliose na adolescência é devido à uma anomalia, mas na maioria dos casos a causa é desconhecida.
COMO DESCOBRIR SE TENHO ESCOLIOSE?
Cabe sempre aos pais, aos professores, e médicos a observação da coluna e das posturas da criança ou pessoa em causa e encaminhar para alguém que possa avaliar a situação, muitas das vezes o ortopedista.
Após a avaliação pelo médico e sempre que exista escoliose há que recorrer a alguém que possa corrigir eficazmente o problema.
Não deixe para mais tarde, pois a escoliose tem um período quando ela é perfeitamente tratável. Se deixarmos para quando a criança já cresceu bastante, as chances de um bom tratamento caem drasticamente.
Em que