Escoliose
1.1. TEMA E PROBLEMÁTICA
Estudaremos em especial a Escoliose, que decorre do desvio lateral do padrão da coluna espinhal e acarreta não só problemas estéticos e ortopédicos, mas estende-se também a problemas cardíacos, respiratórios, musculares e neurológicos. Serão esclarecidos aqui as causas, agravantes, tipos, tratamentos e prevenções.
3. . JUSTIFICATIVA
A necessidade do estudo de possíveis mudanças na formação natural da coluna vertebral surge a partir de graves consequências à saúde e à vida de seus portadores. As faltas de consciência acerca da fragilidade do grupo ósseo em questão e da importância do seu correto desenvolvimento explicam grande parte do crescente surgimento de problemas posturais e de dores crônicas em grande parte da população.
2. OBJETIVO
2.1. OBJETIVO GERAL
Esta pesquisa tem como objetivo suprir a falta de informação e, consequentemente, auxiliar na prevenção e diagnóstico de possíveis deformidades.
2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
2.2.1. PRIMEIRO OBJETIVO
Estudar e entender o porquê do surgimento da do desvio, bem como estimular práticas de prevenção e educação postural.
2.2.2. SEGUNDO OBJETIVO
Esclarecer, nos casos de necessidade, saídas e meios de tratamento ao portador da doença.
3. METODOLOGIA
3.1 TIPO E NATUREZA DA PESQUISA
Visando abordar os conhecimentos acerca da estrutura óssea em questão e abordar as possíveis consequências de seu desenvolvimento, se faz necessário parar o estudo nos basear em material teórico e prático. Esta pesquisa será desenvolvida utilizando o método da pesquisa Bibliográfica, onde “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL, 2008), e utilizando o método Documental. Nos utilizaremos também do estudo de caso, onde analisaremos de perto um caso escolhido para caracterizar de forma geral a maioria das situações encontradas durante a pesquisa. Enfim, buscaremos em livros,