Escoliose
Será abordada através deste trabalho a escoliose. Classificando suas origens, tipos e tratamentos. Tendo como objetivo orientar para tal doença e resolver de forma clara e objetiva as dúvidas que possam apresentadas sobre o assunto.
2- ESCOLIOSE
O termo escoliose deriva do grego "SKOLIOSIS" que significa "curvatura".
Em geral, não existe, em uma coluna vertebral, uma curvatura no plano Frontal, isolada, mas existe uma curvatura principal e, como consequência uma curvatura secundária. Porém, antes de estudar as escolioses é necessário o conhecimento sobre a anatomia da coluna vertebral.
3- ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL
A anatomia da coluna vertebral compõe-se de quase uma centena de articulação que se distribuem de forma segmentar no eixo craniocaudal com suas curvas fisiológicas. A coluna vertebral é um sistema formado por unidades ósseas chamadas vértebras que se superpõem formando uma pilha de ossos, que se intercalam com coxins de fibrocartilagem chamados: discos intervertebrais.
A figura 1 a seguir mostra as divisões da coluna, ela é dividida em cinco segmentos, que no sentido craniocaudal são: coluna cervical com sete vértebras; coluna dorsal ou torácica com doze vértebras; coluna lombar com cinco vértebras; coluna social com osso sacro que é a fusão normalmente de cinco vértebras e a coluna coccígena formada pelo cóccix.
figura 1- Coluna vertebral
3.1- A coluna vertebral apresenta as seguintes curvaturas:
1- Segmento cervical tem uma convexidade anterior com uma concavidade posterior que é a lordose cervical;
2- Segmento dorsal tem uma convexidade posterior com uma concavidade anterior que é cifose dorsal.
3- Segmento lombar tem uma convexidade anterior com uma concavidade posterior que é a lordose lombar.
Normalmente uma vértebra é constituída de um corpo