Escolas Clássicas da Administração
(Texto para uso exclusivo nas aulas da disciplina
Conteúdo
1. Abordagem Clássica da Administração
2. Administração Científica - Frederick W. Taylor
3. Teoria Clássica - Henry Fayol
1. Abordagem Clássica da Administração
A abordagem clássica da administração teve origem com alguns fatores gerados pela revolução industrial:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas.
2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações a fim de melhor aproveitar os recursos e a mão de obra, enfrentar a concorrência, evitar desperdícios etc.
No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração: apesar dos dois não terem tido contacto um com outro e mesmo tendo pontos de vistas diferentes e até mesmo opostos, suas idéias constituíram as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
2. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - FREDERICK W. TAYLOR (1856-1915)
A Administração Científica representa a primeira aproximação teórica aos estudos de administração.
A Escola da Administração Científica teve seu começo no início do século XX, por Frederick Taylor, engenheiro americano, e seu foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O modelo de administração era baseado na racionalização e no controle das atividades humanas.
Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de métodos científicos. Seu modelo de administração era baseado na racionalização e no controle das atividades humanas.
Taylor se preocupou em acabar com o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividades por meio de aplicações de métodos e técnicas da engenharia industrial. Ele tentou sistematizar o jeito de cada operário trabalhar, isto é, racionalizar suas tarefas, definindo o método pelo qual o operário se