Cementação
O que é CEMENTAÇÃO ?
Cementação é :
O processo que consiste na introdução de carbono na superfície do aço, de modo que a este, depois de convenientemente temperado, apresente uma superfície muito mais dura.
Este processo geralmente é utilizado para peças que necessitam de alta dureza superficial, alta resistência ao desgaste e a fadiga. Tipos de cementação Aqui falaremos de três tipos diferentes de cementação, estes processo são utilizados em aços carbono e aços baixa liga .
Esses processos são :
Cementação sólida ou em caixa
Na cementação sólida a peça é envolvida em uma mistura de carvão vegetal granulado e reagentes. Um meio adequado, como uma caixa, mantém o conjunto que recebe aquecimento .
Um reagente usual é o carbonato de bário, que se decompõe e libera o dióxido de carbono .
A cementação sólida tem entre outros, os aspectos positivos da simplicidade, do baixo custo dos dispositivos e materiais, da menor tendência ao empenamento devido ao apoio integral da peça no meio sólido. Entretanto, é um método pouco prático para produção em larga escala, tem pouca flexibilidade e não há controle preciso de temperatura e de profundidade da camada.
Cementação gasosa
Na cementação gasosa o carbono é fornecido por um gás de hidrocarboneto como propano, etano, metano. O propano é provavelmente o mais usado. Em geral, o gás é parcialmente oxidado em um dispositivo denominado gerador para produzir uma atmosfera de CO e H2, que é fornecida ao forno.
Em relação à cementação sólida, o processo apresenta vantagens claras ; é um processo mais limpo que a cementação sólida pois elimina os pós, as caixas pesadas e custosas , permite melhor controle do teor de carbono e da espessura da camada cementada , é mais rápida e oferece possibilidade de uma só têmpera direta . Entretanto, o custo dos equipamentos é alto e exige operação mais especializada, pois há uma variedade de parâmetros a
controlar.