microscopia
O Microscópio Óptico Composto é um instrumento utilizado para a observação de objetos ou seres muito pequenos ou estruturas não perceptíveis a olho nu. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação. O microscópio tem dois sistemas de lentes, a objetiva e a ocular. A objetiva é um conjunto de lentes que apresenta pequena distância focal e que fornece uma imagem real e aumentada, a ocular, desenvolvimento Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantes de óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Tudo indica porem, que o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek. O microscópio de Leeuwenhoek é considerado um microscópio simples, pois é constituído por uma única lente. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto. (Carli, 2007)
, através de uma série de lentes que proporcionam a melhor visualização das microestruturas, revelando detalhes das ampliações. Ele é formado por um sistema mecânico, que serve de suporte, e umsistema óptico, que permite o aumento das imagens.
CARLI, G. A. de. Parasitologia Clínica. In:¬¬____. A Microscopia como um instrumento de estudo na parasitologia. São Paulo: Atheneu, 2007. cap. 36, p. 671-691.
JUNQUEIRA E CARNEIRO. In:¬¬¬¬¬¬¬____. Histologia Básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. cap. 1, p. 03.
JUNQUEIRA E CARNEIRO. In:_____. Histologia básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1971. cap.1, p. 04-09.