Escola
DESCARTES
Vida – Bibliografia – Principais Pensamentos – Desenvolvimento Matemático – Aplicação na Vida e no Movimento Científico – O Matemático.
Nome: Isadora de Almeida Silva – 3º Ano G – Professor Jessé.
— INTRODUÇÃO —
René Descartes também conhecido como Renatus Cartesius, foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria – fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna”, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores: boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se oracionalismo da Idade Moderna.
— A VIDA —
Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuía terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha. Com um ano de idade, Descartes perdeu a mãe, Jeanne Brochard, no seu terceiro parto, e foi criado pela avó. Esta circunstância influenciará a vida futura de Descartes, pois o liberou facilmente para a vida militar e viagens. Este modelo de vida foi-lhe facilitado em vista de não se haver preocupado com o casamento. Na condição de órfão o menino Descartes ingressou em 1604, aos 8 anos, num Colégio, que os jesuítas acabavam de fundar (1603) em La Flèche. Ali, completou o curso