escola
Relações Trabalhistas
Relações Trabalhistas referem-se ao relacionamento entre a organização, os seus membros e os sindicatos que os representam.
Sociedades primitivas:
A expressão sociedade primitiva tem um sentido muito preciso nas correntesevolucionistas, designando as sociedades que representam os primórdios dacivilização. Primitivas são, assim, as sociedades e as culturas tidas comoelementares e originais. Segundo Spencer, as sociedades evoluiriam dosestados primitivos (homogéneos) aos estados modernos pela diferenciação daspartes e a especialização das funções.
Civilizações escravistas:
Sociedades escravistas clássicas: Grécia: A Grécia clássica baseava-se em valores que glorificavam o homem e desconheciam a moral cristã. Os gregos clássicos criaram a democracia, especialmente em Atenas. Democracia limitada aos homens livres atenienses, mas não fazia distinção de renda entre os cidadãos. Roma: O império Romano pode ser considerado um grande exemplo de globalização. Através de estradas bem pavimentadas, uma moeda e língua comum, os romanos integraram o mundo mediterrâneo e grande parte do que é hoje a Europa. A base de sua riqueza provinha do trabalho escravo. Para administrar esse império desenvolveram muito o sistema de leis.
Sociedades medievais:
As características gerais do feudalismo medieval são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos, cujos ombros suportavam quase todos os serviços responsáveis pela subsistência material da sociedade. O servo deveria prestar trabalho gratuito ao senhor feudal além de ser obrigado a pagar as diversas taxas exigidas. Banalidade: Pagamento de uma taxa por utilizar os instrumentos do senhor feudal. Capitação: Imposto anual pago por cada indivíduo ao senhor feudal. Talha: Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre. Heriot: Taxa paga pelo servo ao assumir o feudo no lugar de seu pai que