Escola
Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância
Disciplina: Sociologia – 1º ano
Trabalho Realizado por:
Ana Carvalho Nº1
Cláudia Gomes Nº3
Cristiana Teques Nº9
Joana Cunha Nº16
Indice
Introdução:
Depois da família, surge como agente de socialização mais importante a escola. Na escola existe todo um conjunto complexo de aprendizagens que são acrescentadas à socialização feita pela família.
Neste trabalho vamos falar sobre a escola e alguns aspectos que nos foram propostos pela professora Angelina de forma a conseguirmos concluir o módulo 3 – Viver em Sociedade.
Com este trabalho pretendemos superar os objetivos propostos pela professora.
A escola tem diversas funções como instruir as crianças, ensinar-lhe os valores humanos (como o respeito, a bondade, o companheirismo face ao resto das pessoas), passar-lhes o conhecimento correto e correspondente ao seu grau de aprendizagem, incentivar, motivar e participar de uma forma ativa e dinâmica na sociedade (como exercer o direito de voto, e participar na vida politica) assim como também fomentar o convívio social.
A educação pode ser divida em dois grandes grupos, a Educação Formal/Socialização Formal e a Educação informal/Socialização Informal.
A socialização formal é fornecida pelas escolas e organizada numa sequência pré-estabelecida, orientada por um professor. É um sistema de educação institucionado, cronologicamente graduado, e que vai desde o ensino primário até a universidade.
A socialização informal pode se definir educação informal com um processo pelo qual durante toda a vida, as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos e habilidades, atividades e comportamentos através das suas