ESCOLA X VIOLÊNCIA X DISCIPLINA
ESCOLA x VIOLÊNCIA x DISCIPLINA
QUESTÕES NORTEADORAS E RELEVANTES
Raimundo Soares de Andrade
Rondonópolis, MT 03/12/2013
Como em qualquer outro lugar, a escola é um campo de grandes vivências para o aluno, assim, propicia momentos diversos e fazem o aluno interagir nas diferentes áreas de sua vida. Assim, ele faz novas amizades, produz perspectivas, socializa, interage, cria conceitos e forma idéias. Todos querem conquistar seu espaço e muitas vezes os que brigam se relacionam com os apaziguadores e pacificadores. Este é um bom lugar para discutir e viver as concepções do respeito ao próximo, da cultura da paz e da boa ordem ( disciplina!!??). A escola, nesse sentido pode construir essa ponte de ligação para criar um ambiente cada vez mais tranqüilo e acolhedor. O “PPP” ( Projeto Político Pedagógico) deve fomentar questões norteadoras e direcionadas no sentido de promover o bem estar social e todo o bom andamento do ambiente escolar acolhedor, no sentido da construção de um espaço interativo de paz. Promover eventos, palestras e outras ações pedagógicas, pode melhorar em muita essa questão em si. Conseguir resolver os problemas de disciplina e a violência na escola é um grande desafio. Isso compete não somente a uma pessoa, mas a todos os segmentos da unidade escolar: CDCE ( Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar), pais, professores, alunos, etc.
Quanto a violência, pode-se dizer que a mesma, é um grande mal que assola as nossas escolas e muitas são as sua formas de manifestações : brigas, xingamentos, discriminação, bullying, entre outras. Como bem disse Aída Maria Monteiro Silvia no seu texto “A Violência na Escola, a Percepção dos Alunos e Professores:
Já para diretores, coordenadores pedagógicos e professores, a percepção apresentada com maior freqüência é a da violência enquanto descumprimento das leis e derivada da falta de condições materiais da população, associando-a à