ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA PARA O APRENDIZADO
A união da escola e família é de suma importância no desenvolvimento efetivo de um cidadão, quanto maior for essa aproximação, melhor será o desempenho escolar desses filhos e alunos. É necessário que a família e a escola saibam aproveitar os benefícios dessa união, pois isso irá facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento social da criança.
A sociedade ao longo dos anos vem passando por diversas mudanças, mudanças que tem afetado a estrutura familiar. A escola de forma lenta tem tentado se adequar a essas mudanças. Porem ainda é um jogo de empurra-empurra entre escola, pais , professores e governo. A causa deste episódio é a confusão que fazem entre educação, criação, formação. Nesta relação uma depende da outra, a família precisa da escola e a escola precisa da família, uma interagindo com a outra, sendo que cada uma cumpra seu papel dentro desta junção.
O papel da família
A família é uma peça fundamental na formação cultural e social de qualquer indivíduo.
Alicia Fernandes 2001, diz que a "família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e as atitudes destes frente às emergências de autoria, se repetidas constantemente, irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos" Porém hoje em dia os pais estão jogando a responsabilidade somente para a escola achando que o mesmo não tem o dever de educar. A constituição Federal afirma no artigo 205 que:
Sendo assim cabe a família dar suporte aos seus filhos e desempenhar seu papel de ajudar na formação cultural e social dos seus. Se esforçando para estar mais presente em todos os momentos da vida de seus filhos, essa presença tem que ter envolvimento, colaboração e comprometimento, devendo os responsáveis dar continuidade ao trabalho da escola em seus lares.
O papel da escola
Além do