Escola e Educação
O professor não só transmite seus conhecimentos aos alunos, mas também aprende com eles, visto que em uma sala de aula têm as diversidades e cada aluno possui uma maneira diferente de compreender o conteúdo. Este processo de ensino-aprendizagem ocorre na escola. São nos primeiros anos escolares que os pais levam seus filhos à escola para aprender ler e escrever e o professor é o grande responsável.
As crianças formam seu caráter através dos “espelhos” que têm em casa e no ambiente escolar por meio de situações presenciadas e experiências vividas ao longo de sua vida. Adquire, portanto, a educação, que são os valores e hábitos passados de geração em geração.
Muitos acreditam que somente a escola é a responsável por este papel de educar, mas, estão enganados, porque antes mesmo da criança ingressar na escola, tem contatos com a sociedade. Família tem sido, é, e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.
Todas as escolas fazem reuniões para conhecer a família de seus alunos e discutirem questões reforçando a ideia que escola e família precisam estar juntas, porque, o desempenho escolar individual de cada aluno não depende só do seu rendimento em sala de aula e da competência de seus professores, mas, também do apoio de sua família, às vezes com necessidade de “puxar a orelha”, ter um diálogo e acompanhar diariamente como está seu desenvolvimento. Mas, infelizmente, cada vez menos, os pais participam das reuniões escolares, talvez por falta de disponibilidade no momento, devido ao trabalho, ou mesmo, por falta de interesse.
Portanto, a educação das crianças corresponde aos pais, e cabe à escola reforçar a educação familiar e transmitir os conhecimentos necessários para formar um cidadão crítico na sociedade que está inserido e a família juntamente com a escola deve participar deste processo.