ESCOLA SENAI
Nome
Thalita Lins
Nº
32
Curso
Técnico em Telecomunicações
Turma
1CM-B
Disciplina
Redes
Professor
Somaio
Assunto
Centrais Telefônicas
Data
26/03/2015
TIPOS CENTRAIS TELEFÔNICAS
Brás-SP
2015
Central telefônica
A rede telefônica pode ser descrita como um sistema integrado de fios, de cabos, de terminais – correspondentes aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema – e de um vasto conjunto de acessórios, tudo isto com o objetivo de interligar os usuários (assinantes) à central telefônica e várias centrais entre si. Outro termo utilizado é sistema telefônico, que pode ser conceituado como o sistema que permite a comunicação de dois assinantes, através do telefone.
Basicamente, um sistema telefônico se divide em: Rede de Comutação, Rede de Acesso, Rede de Transmissão e Infraestrutura para Sistemas de Telecomunicações, como apresentado na figura abaixo:
A linha do assinante é a conexão elétrica do telefone à central telefônica. As centrais telefônicas são os equipamentos responsáveis pela conexão entre os diversos assinantes e têm como funções principais a gerência, distribuição, concentração, interligação e tarifação das chamadas produzidas pelos mesmos. A ligação física dos telefones às centrais de comutação é realizada através da rede de acesso e a interligação entre os equipamentos comutadores é realizada pelos sistemas de transmissão.
Existem ainda sistemas secundários que fornecem apoio aos equipamentos de comutação e transmissão, são chamados de infraestrutura.
Fazem parte desse conjunto, por exemplo, torres de transmissão, aterramento, refrigeração e energia.
Há dois tipos de centrais telefônicas, sendo elas:
• Privadas: Utilizada nas indústrias, empresas e outros setores nos quais o volume de tráfego imponha. Os aparelhos telefônicos ligados a uma central privada são chamados ramais, enquanto os enlaces com a central local são chamados troncos. São exemplos de centrais