Escola Estadual Frederico Pedreira Neto
GABRIEL LIMA PIRES RODRIGUES
TIPOLOGIA TEXTUAL
PALMAS
2015
GABRIEL LIMA PIRES RODRIGUES
TIPOLOGIA TEXTUAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota do primeiro bimestre em língua portuguesa, pelo colégio Estadual Frederico Jose Pedreira Neto de Tocantins, sob a orientação da professora Mirléia.
PALMAS
2015
1. INTRODUÇAO
Vamos abordar um determinado assunto que diz respeito a tipologia textual da língua portuguesa. Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação (ou exposição), argumentação, informação e injunção. É importante que não se confunda tipo textual com gênero textual.
Vamos mostrar três tipos de tipologia textual, que são: narração, descrição e dissertação.
2. TIPOLOGIA TEXTUAL
A todo o momento nos deparamos com vários textos, sejam eles verbais e não verbais. Em todos há a presença do discurso, isto é, a ideia intrínseca, a essência daquilo que está sendo transmitido entre os interlocutores.
Esses interlocutores são as peças principais em um diálogo ou em um texto escrito, pois nunca escrevemos para nós mesmos, nem mesmo falamos sozinhos.
É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gêneros textuais.
Comumente relatamos sobre um acontecimento, um fato presenciado ou ocorrido conosco, expomos nossa opinião sobre determinado assunto, ou descrevemos algum lugar pelo qual visitamos, e ainda, fazemos um retrato verbal sobre alguém que acabamos de conhecer ou ver.
É exatamente nestas situações corriqueiras que classificamos os nossos textos naquela tradicional tipologia: Narração, Descrição e Dissertação.
Para melhor exemplificarmos o que foi dito, tomamos como exemplo um Editorial, no qual o autor expõe seu ponto de vista sobre determinado