Escola de Nancy e Lalique
Índice
-Introdução 3
-Escola da Nancy 4
História da Cidade de Nancy 4
Objectivos e Princípios 5
Influências e Fundação da Escola 6
Exposições e o Declínio 7
As obras mais importantes da Arquitectura 8
- René Lalique
Biografia/ um designer de ruptura 9
Obras 11
- Conclusão 15
- Bibliografia 16
Introdução
Este trabalho foi-nos pedido no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes pela professora Eugénia Ferreira.
O trabalho tinha como objectivo principal de mostrar ou dar a conhecer um pouco mais e melhor sobre a Escola de Nancy e Réne Lalique, que foi dos estudantes de prestígio desta.
Em relação à Escola de Nancy vamos abordar temas como:
A História da Cidade de Nancy;
Objectivos e Princípios;
Influências e Fundação da Escola;
Exposições e o Declínio;
E as obras mais importantes da arquitectura.
Em realção a René Lalique, vamos abordar a sua biografia e a importancia que este teve para a evolução das artes aplicadas.
Escola de Nancy
História da Cidade de Nancy
Nancy é a antiga capital de Lorena em França. É também um centro industrial, pois situa-se numa região produtora de grande quantidade de ferro.
Por volta do século XVIII, Stanislas Leszczynski, depois de abandonar o trono real da Polónia e tornar-se o último dos duques independentes de Lorena, desenvolveu uma enorme e bem sucedida renovação urbana na cidade. Foram, então, criadas três importantes praças: a Place de la Carrière, Place Royale (hoje chamada Place Stanislas em homenagem ao Duque) e a Place d’Alliance. Estas foram construídas numa esplanada, que permite a união da Cidade Velha (com as suas ruelas, ou seja, ruas pequenas e estreitas, medievais e torres ao redor do Palácio Ducal) e a Cidade Nova (fundada a 1588, já com um traçado organizado e ruas perpendiculares).
Após a adopção de França à era comum do século XVIII,