Escola de Educação Básica Santa Terezinha
Enlatados e Embutidos
Luiz Carlos Venz
Santa Terezinha do Progresso 2015
Enlatados são fáceis de identificar, são os alimentos na lata que geralmente comemos quando não temos nada na geladeira num sábado a noite mas que geralmente colocamos na dispensa a uns 6 meses atras já que não estragam com facilidade. Os embutidos são todos os outros tipos de alimentos processados como presuntos, apresuntados, mortadelas, linguiças, salsichas, etc. Esses não são alimentos saudáveis.
Enlatados como sardinhas, salsichas, feijoadas, atum e os embutidos são produzidos com uma carga de conservantes muito fortes. Esses conservantes possuem nitratos que quando chegam ao estomago viram nitritos. Os nitritos são comprovadamente responsáveis por causar Câncer em todo o sistema digestivo e em casos raros nas vias respiratórias. Se você juntar esses alimentos com hábitos como fumo e uma genética familiar com muitos casos de câncer, seus riscos aumentam exponencialmente.
Muitas vezes é impossível não comer esses alimentos, então evite ao máximo comer isso. Eu deixei de comer esses alimentos, mas é possível que eu coma acidentalmente como em restaurantes. Como saber se o milho usado em uma refeição foi enlatado ou não? Difícil. Então procuro usar o bom senso, dou preferencia a alimentos com menos chances de ter esses produtos, mas em casa eu escolho o que entra na minha geladeira.
O tempo sempre curto e a vontade de descontar o estresse do dia a dia na comida, somos levados a tomar decisões erradas com a saúde não consumindo alimentos saudáveis e com isso comemos mais sal, açúcar e gordura de alimentos industrializados e cheios de conservantes, aromatizantes e produtos artificiais. O problema é que comemos cada vez mais porcarias que vão nos deixando cada vez mais encharcados com tanto lixo.
Dieta não é a solução, a solução é uma mudança nos hábitos de alimentação. O livro O Poder do Hábito mostra como