O filme conta a história das políticas de saúde no Brasil
Nome:Murilo Oscar
O filme criado em 2006 retrata a história das políticas de saúde no Brasil, mostrando como tudo começou a se desenvolver desde o século XX, tendo como destaque a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões que depois foram sucedidas a institutos de previdência e pensões e mais tarde a instituto nacional de assistência medica e previdência social e mais tarde através da constituição de 88 tivemos então a criação do SUS.
No século XX os pobres dispunha de tratamento de saúde pela igreja fornecido principalmente por freiras e sacerdotes cristão. As pessoas morriam por causa das doenças e desconheciam os motivos e diziam que o governo não fazia nada mas na verdade a mentalidade do governo na época era de pensar apenas na prevenção e tratamento de doenças e não em promoção em saúde.
Foi criado o Instituto de Patologia Experimental de Manguinhoos no Rio de Janeiro para criação de vacinas contra varíola que era obrigatória, porém, as pessoas não concordavam e fizeram protestos e rebeliões e com isso gerou uma das importantes revolta popular do século xx q foi a revolta da vacina.
Nas fábricas os operários fizeram greves exigindo assistência médicas e garantia de serviço (aposentadoria). Em 1923 foi implantada lei que oferecia assistência médica aos operários.
Em 1930 após a entarada de Getúlio Vargas ao poder , o mesmo uniformizou os CAP (Caixa de Aposentadoria), criou a CLT e criou o (fundo perdido) IAP que era a contribuição do trabalhador assalariado que em tese teria direito a assistência medica e aposentadoria no final de sua vida de trabalhador.
Depois da guerra de 1941 a influência americana no Brasil foram muito grande o laboratório Saratudo era investimento dos americanos, eles trouxeram os remédios porque sabiam que era lucro investir no pais que passava por momentos de incerteza e desregulamentação da saúde publica. Com essa influência dos amercianos o Brasil desenvolveu