Escola como grupo social - Prof Leandro
Escola como grupo social: é um grupo social que transmite conhecimento, bem uma instituição, ou seja, uma estrutura mais ou menos permanente que reúne normas e procedimentos padronizados, altamente valorizados pela sociedade, cujos princípios principais são a socialização do indivíduo e a transmissão de conhecimento e do patrimônio cultural da sociedade.
Educadores e educandos: educadores( direção, coordenadores, orientadores pedagógicos e auxiliares), representam um grupo maduro, integrado ao valores vigentes. Sua principal tarefa consiste em transmitir aos educandos esses valores sociais. Além dos conhecimentos básicos necessários, de modo a prepará-los para vida em sociedade. Existe uma interdependência entre os educadores e os educandos: um existe em função do outro.
Grupos associativos: criados de forma espontânea a partir da vivencia escolar: 1) intelectuais: para estudo e pesquisa, debates, assuntos tratados em aula; 2) recreativos: gincanas, jogos em equipe,mas fora do período das aulas; 3)cooperativos: realizam ações não relacionadas ao aprendizado da escola (festas, viagens, aventurar).
Grupos de ensino: é a turma. Em cada sala de aula se constitui um grupo de ensino. São grupos artificiais, por que os professores e alunos não participam por escolha, mas com o tempo pode surgir um sentimento de solidariedade, o que facilita a transmissão do conhecimento.
Mecanismos de sustentação dos agrupamentos na escola: 1. Lideranaça: o professor exerce uma liderança institucional, que decorre da sua posição na estrutura da escola. Essa liderança pode ser positiva orientar o grupo; ou negativa podendo ocorrer conflitos e rupturas no grupo. 2. Normas: orientam o comportamento dos alunos e professores. Sobretudo, normas pedagógicas que estabelecem critérios para a avaliação dos conhecimentos adquiridos. 3. Sanções: a) administrativas- baseiam-se na legislação e nos regulamentos internos da escola. EX: suspensão, advertência, reprovação; b)grupais: