escoamento em condutos livres
Introdução
O experimento de Escoamento em Canais: Energia Específica / Vertedores tem como objetivo permitir ao aluno uma visão dos conceitos de escoamento fluvial e torrencial, caracterizando-os pelas curvas de “Carga Específica” (ou Energia Específica) em regime permanente (a vazão constante), bem como a medição de vazão por intermédio de diferentes vertedores.
Aparato Experimental
O equipamento consiste de um canal, construído de material transparente, como parte de um circuito hidráulico fechado, alimentado por uma bomba hidráulica a partir de um reservatório. No canal transparente são montados os acessórios que provocam os fenômenos hidráulicos de interesse, sendo que a altura da lâmina d’água pode ser medida em qualquer seção do mesmo.
Procedimento
1- A bomba é ligada e, após estabilização do sistema, observa-se o comportamento do escoamento.
2- A declividade do canal é regulada em condições distintas, de tal maneira que haja, antes da inserção dos acessórios, tanto o regime fluvial (subcrítico) quanto o regime torrencial (supercrítico).
3- É inserido no canal um acessório hidráulico que permite uma elevação de fundo, e que também funciona como um vertedor retangular de soleira espessa. São observadas as alterações do regime de escoamento.
4- É inserido no canal um acessório hidráulico do tipo vertedor retangular de parede delgada. São observadas as alterações do regime de escoamento.
5- Os dois acessórios são distanciados entre si, de modo que possam ser observadas no canal as alterações bruscas e graduais do regime de escoamento.
6- São anotadas as alturas da lâmina d’água em diversas seções de interesse.
7- Ao final das medições, a bomba é desligada.
Roteiro para o Relatório
Durante a aula experimental, o professor fará a demonstração das diferentes situações de escoamento provocadas com o auxílio dos acessórios hidráulicos no interior no