Escoamento de água
Relatório de Ensaio – Escoamento de água
Hidráulica Geral – Escoamento de água
Objetivo
Observar visualmente as características dos escoamentos laminar e turbulento.
Determinar experimentalmente o numero de Reynolds (Re) para o escoamento de fluidos em conduto circular, tanto em regime laminar, quanto em regime turbulento. E também quando se verifica a transição de regime.
Determinar experimentalmente a variação do coeficiente de atrito com o numero de
Reynolds a partir do gráfico de Moody.
Introdução Teórica
Número de Reynolds
O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluído sobre uma superfície.
O conceito foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de
Reynolds tem seu nome oriundo de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro hidráulico de nacionalidade irlandesa (1842 – 1912), quem primeiro popularizou seu uso em 1883.
O procedimento de seu experimento consiste no fluxo da água que alimenta o procedimento e é accionado pela abertura da válvula inicial (torneira), e este fluido é carregado por uma mangueira até uma válvula para a retirada de ar. Apos este feito, o fluido é transportado para a entrada do tubo inicial que contém duas fontes de alimentação, uma do fluido (agua) e outra do corante indicador do escoamento. Este corante possui uma válvula que controla sua velocidade.
Quando os valores de Reynolds são pequenos o nome dado é escoamento laminar, esta forma uma tensão de atrito entre os líquidos, ao contrário disso ocorre o processo de geração turbulento, pois esse tem forma vorticosa e consequentemente dissipa as partículas adjacentes por atrito viscoso. Tal movimento é resultado do contacto entre regiões do escoamento com o liquido em movimento rápido com o liquido que se movimenta vagarosamente.
𝑅𝑒 =
𝑈∗𝐷
𝑣
U Velocidade; D