Análise de Hidrogramas de vazão para cálculo do volume de enchente.
Alunos:
Alessandro Fossa
Caroline Senem
Erik Ricardo Comelli
Juliano Brüning
Silvério Schmitz
Análise de Hidrogramas de vazão para cálculo do volume de enchente.
FATORES QUE INFLUENCIAMNO ESCOAMENTO
SUPERFICIAL:
Excesso de precipitação
Águas Subterrâneas
Tamanho e formato da bacia
Capacidade de infiltração
Permeabilidade do solo
Escoamento superficial
Das fases básicas do ciclo hidrológico, talvez a mais importante para o engenheiro seja a do escoamento superficial, que é a fase que trata da ocorrência e transporte da água na superfície terrestre, pois a maioria dos estudos hidrológicos está ligada ao aproveitamento da água superficial e à proteção contra os fenômenos provocados pelo seu deslocamento.
O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
Os fatores podem ser de natureza climática, relacionados à precipitação ou de natureza fisiográfica, ligados às características físicas da bacia. Dentre os fatores climáticos destacam-se a intensidade e a duração da precipitação, pois quanto maior a intensidade, mais rápido o solo atinge a sua capacidade de infiltração provocando um excesso de precipitação que escoará superficialmente, e se, além disso, a precipitação demorar a parar logo o escoamento começará a acontecer.
Outro fator climático importante é o da precipitação antecedente, pois uma precipitação que deixa o solo úmido ajudará para a maior facilidade de escoamento quando houver chuvas posteriores.
Dentre os fatores fisiográficos os mais importantes são a área, a forma, a permeabilidade e a capacidade de infiltração, e a topografia da bacia, pois quanto maior e mais acidentada a bacia é, com mais facilidade e maior volume de água ela irá recolher.
A