Esclerose multipla
AMINOÁCIDOS
Conceito: são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos Amina. Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os α-aminoácidos. Fórmula geral de um α-aminoácido:
Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH), um grupo amina e uma cadeia lateral distinta (“grupo R”) ligado ao átomo de carbono α. Nesse mesmo carbono fica ligado ainda um átomo de hidrogênio (H). Nota - O radical (R) representa um radical orgânico, diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva. Essas cadeias laterais que determinam as propriedades das proteínas. Observação - os aminoácidos possuem caráter anfótero, ou seja, quando em solução podem funcionar como ácidos ou como bases. Classificação dos aminoácidos de acordo com as propriedades de suas cadeias laterais: Polares e Apolares. Polares: apresentam uma distribuição desigual de elétrons, como ácidos e bases. Apolares: apresentam uma distribuição homogênea de elétrons. Eletronegatividade é definida como “a tendência relativa de um átomo atrair para si o par de elétrons da ligação covalente”. Aminoácidos com cadeias laterais apolares: Essa cadeia lateral, a qual não apresenta a capacidade de receber ou doar prótons, ou de participar em ligações iônicas ou formação de pontes de hidrogênio. Exemplos desses aminoácidos:
Glicina
Alanina
Aminoácidos com cadeias laterais polares (aa ácidos e básicos): Esses podem participar da formação de pontes de hidrogênio e de ligações dissulfeto. Exemplos.: Serina e Cisteína.
www.quimica10.com.br
Cisteína Aminoácidos com cadeia lateral ácidas: São doadores de prótons. Contém grupo carboxilato carregado negativamente (COO-) em pH neutro. Ex.:
Ácido glutâmico Aminoácidos com cadeia lateral básicas: São aceptores de prótons. Em pH fisiológico (pH neutro) as cadeias laterais encontram-se completamente ionizadas, com carga positiva. Ex.:
Lisina Síntese e classificação dos