Relatorio
Fui muito bem recebida pela diretora e funcionários da escola. A professora Mailda foi muito hospitaleira e disponibilizou seu caderno de programação semanal para que me familiariza-se com os planos de aula de cada dia da semana, passei uma semana em observação e nesse período não só observei como também interagi com os alunos, ajudando nas tarefas, na higiene das crianças e nas brincadeiras dirigidas.
A turma não era tão grande, tinha 12 alunos com idades de 04 a 05 anos, mas com poucos limites definidos, as crianças exigem muita atenção, a professora precisa estar muito atenta, por causa das agressões que acontecem entre eles.
Nesse período onde detectei a necessidade de estar abordando esse projeto de titulo “Respeito é bom e eu gosto!”, com a finalidade de interagir, socializar e reduzir agressões constantes dos pequeninos, utilizando do lúdico para mediar conceitos e valores. Entende-se a partir de diferentes autores, desde os construtivistas como Piaget (1967), aos de orientação dialética como Vigotski (2001), Wallon (1998) e Leontiev (1986), que a atividade lúdica constitui um momento fundamental no processo de desenvolvimento humano.
Segundo Leontiev (1983, 1988), a atividade lúdica é considerada atividade principal no desenvolvimento da criança na educação infantil. Por atividade principal, entende-se não aquela que toma mais tempo de sua vida, mas sim aquela com a qual estão relacionadas às principais transformações no seu desenvolvimento naquele período de vida, aquelas que ajuda alcançar novos patamares.
Todas as aulas foram ministradas de forma lúdica com vídeos, desenhos, pinturas, colagens, contos infantis e jogos. Brincando que