Esclarecimentos acerca das pessoas com deficiência
3.1- Denominação Usar sempre o termo “Pessoa com deficiência”, que atualmente goza de maior aceitação entre os estudiosos do assunto. Termos como “portador de deficiência”, “portador de necessidades especiais”, “pessoa especial” ou “pessoa deficiente” são termos inadequados e que não devem ser utilizados no relacionamento com as pessoas com deficiência. Jamais se utilizar de termos pejorativos como “inválido”, “excepcional”, “aleijado”, “defeituoso” e etc. Tais termos são altamente depreciativos e preconceituosos, passando à pessoa com deficiência uma imagem negativa de sua pessoa.
3.2- Recomendações diversas Aqui temos diversas recomendações extraídas do site da Câmara dos Deputados acerca de como interagir melhor com as pessoas com deficiência locomotora no cotidiano:
É importante perceber que para uma pessoa sentada é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo. Portanto, ao conversar por mais tempo que alguns minutos com uma pessoa que usa cadeira de rodas, se for possível, lembre-se de sentar, para que você e ela fiquem com os olhos no mesmo nível.
A cadeira de rodas (assim como as bengalas e muletas) é parte do espaço corporal da pessoa, quase uma extensão do seu corpo. Apoiar-se na cadeira de rodas é tão desagradável como fazê-lo numa cadeira comum onde uma pessoa está sentada.
Ao empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, faça-o com cuidado. Preste atenção para não bater naqueles que caminham à frente.