Esclarecimento
Segundo Immanuel Kant (5 de dezembro de 1783), esclarecimento significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável.
A minoridade é a falta de resolução e coragem necessária para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro, tutela entende-se ajuda ou orientação de outra pessoa.
A falta de coragem de encarar o mundo, o medo de assumir responsabilidades, a facilidade em se fazer desentendido, a insegurança em colocar em prática o que aprendeu.
Segundo Kant, torna-se cômodo ser menor, já que não é preciso pensar ou se esforçar, tem outras pessoas que fazem isso. "Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar." O homem se tornou tão acomodado a não pensar, não raciocinar, e aceita isso com uma naturalidade impressionante. Não percebe o quanto é manipulado pelo sistema, pelos meios de comunicação, simplesmente aceita o que é imposto pelo meio em que vive, não assume a responsabilidade de responder nem pelas suas próprias vontades.
Para Kant, a preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma grande parte dos homens permaneçam por toda sua vida menores.
Quem tem preguiça de pensar, torna-se presa fácil, com certeza será manipulado.
Já o covarde, sabe o que fazer e como fazer, mas não tem coragem de assumir responsabilidades, não tem coragem de falar por si mesmo, não tem coragem de aplicar o que já aprendeu.
Tanto a preguiça quanto a covardia torna muitos homens incapazes de irem além do que sempre foi imposto, seja pela sociedade, pela família ou pela religião.
E como um indivíduo pode sair da minoridade?
Quando começa a pensar sozinho, quando busca esclarecimentos e quando observa o meio em que vive de outra forma. Quando deixa de aceitar de primeira o que é imposto pela sociedade (senso comum) e busca fundamentos (atitude cientifica ou filosófica).