O que é esclarecimento
- Menoridade é a incapacidade do homem em fazer uso do seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é culpado de estar neste estado de menoridade, escolhe ficar sob a tutela de outros por covardia e preguiça.
- Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade. Este processo pode ser difícil, pois muitos tutores amedrontam seu público para que este não tente sair da menoridade, mas se for dada a verdadeira liberdade é inevitável que um público se esclareça. Contudo, um público só muito lentamente pode chegar ao esclarecimento. Uma revolução até pode derrubar um poder opressor, porém nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar, condição precípua para o esclarecimento geral.
- Uso da Razão:
· Uso público - é aquele que qualquer homem, enquanto sábio, faz da sua razão diante do grande público do mundo letrado. O esclarecimento só é possível se tiver liberdade de fazer uso público de sua razão em todas as questões.
· Uso privado - é aquele que o sábio pode fazer de sua razão em um certo cargo público ou função a ele confiada. No exercício da função deve-se primeiramente obedecer, mas quando se depara com um público maior deve-se se expressar através de um uso público da razão, expondo suas idéias em seu próprio nome.
- É impossível que um grupo comprometa-se a um credo que exerça uma super tutela sobre cada um de seus membros e por meio dela sobre o povo, perpetuando esta tutela. Uma época não pode se aliar e conjurar para colocar a seguinte em um estado em que se torna impossível para esta ampliar seus conhecimentos, purificar-se dos erros e avançar mais no caminho do esclarecimento. Isto seria um crime à natureza humana que consiste, por sua determinação original, no avanço.
- Todos têm o direito de fazer publicamente, isto é, por meio de obras escritas, seus reparos a possíveis defeitos das instituições vigentes. Estas permanecem intactas até que sejam analisadas e