O QUE É ESCLARECIMENTO
Em 1783, Immanuel Kant publicou seu artigo “Resposta à pergunta: o que é esclarecimento?”; e respondeu que o esclarecimento seria a saída do jovem da menoridade. Porém, a saída da menoridade não seria o jovem atingir certa idade para se tornar esclarecido. Esta traz a incapacidade de compreensão sem assistência de outro indivíduo, além disso, a menoridade significa a falta de coragem de o próprio ser de não arriscar fazer uso de seu entendimento.
“a incapacidade de servir do entendimento sem a orientação de outrem”
O ato de atingir a maioridade seria única e exclusivamente de responsabilidade da pessoa, pois ela necessita do interesse de não necessitar de ninguém o influenciando em suas decisões, e precisa de sua máxima coragem para realizar o feito, o que não seria nada fácil.
Para que se atinja a maioridade, tem que haver uma interação entre os indivíduos de forma que todos possam discutir, usando a razão sem interferências, da religião, família ou grupos sociais - usando a liberdade de se expressar a fim de busca um consenso sobre o assunto tratado.
Dentro deste contexto, Kant deixa claro que as regras impostas por um poder político devem ser cumpridas, mas antes disso, questionadas.
- Maioridade: autonomia do saber, sem necessidade de orientação - sinônimo de liberdade de pensamento, deixa de ser submisso ao pensamento e convencimento alheio.
Em razão de poder pensar sozinho, ter suas próprias opiniões e estar finalmente emancipado mentalmente, o ser se acha capaz de poder expressar livremente todas suas opiniões ao público, mas o autor diz que isso não seria possível em função da bagunça social feita por cada um que atingisse sua maioridade.
Enfim, o texto de Kant demonstra que o esclarecimento é uma forma de emancipação do ser humano e que o uso público da razão e o fator liberdade tira o cidadão da sua condição de menoridade. Segundo o autor, os homens estão despreparados, não possuem