Escatologia
1. Tricotomia
O tricotomista entende que o homem é constituído de três elementos: corpo, alma e espírito (I Ts.5:23; Hb.4:12; Dt.6:5; Lc.1:46,47; Isa.26:9). Sendo o corpo (soma) a parte material, o veículo, que a alma (psychê) e o espírito (pneuma) se utilizam para poder operar. Alma é o ego, o eu, o centro da personalidade, é a parte do ser onde encontram-se: 1- os sentimentos, as emoções (eu sinto); 2- a memória, a razão, o intelecto (eu conheço), a mente (consciente e inconsciente); e 3- a vontade (eu decido, eu escolho). Existe, portanto, na alma três partes fundamentais: razão, vontade e emoção.
O Espírito humano é a sede da consciência moral e da comunhão espiritual com Deus (Rm.8:16), é ele também o responsável pela sustentação da vida no homem (Tg.2:26). Deus formou o homem primeiramente do barro (corpo), depois soprou-lhe o fôlego da vida (espírito), e então o homem passa a ser alma vivente (alma), ou seja, quando o espírito humano entrou no corpo surgiu um terceiro elemento no homem “E o homem passou a ser alma vivente” (Gn.2:7).
VISÃO TRICOTÔMICA
O HOMEM CRIADO DO BARRO RECEBE O FÔLEGO DA VIDA E PASSA A SER ALMA VIVENTE. (Gn.2:7).
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(I Ts.5:23)
2. Dicotomia
O dicotomista vê o homem tão somente como corpo e espírito, ou seja, uma parte material e outra imaterial, citam (Mt.10:28; 26:41 ; Jó 32:8; Sl.146:4; Ecl. 12:7; Rm.8:10), para eles não ha