Escassez
A percepção de estar com as necessidades primárias supridas leva o indivíduo a cada vez subir de degrau na pirâmide de Maslow. Chamadas de NECESSIDADES SECUNDÁRIAS, no degrau seguinte está a Necessidade Social, isto é, para o indivíduo não basta apenas ter as necessidades fisiológicas e de segurança supridas, mas estar inserido dentro de um contexto social mais amplo. O relacionamento social, seja pelo canal familiar ou de um simples círculo de amizades, leva o indivíduo a tentar interagir positivamente com os demais.
Ao conquistar o respeito do círculo social, a simples conexão com o grupo não mais o satisfaz. Neste momento, o indivíduo quer se destacar no grupo social de alguma forma, seja por intermédio de liderança ou de qualquer outra característica pessoal ou profissional. Passa-se, então, para o penúltimo degrau da pirâmide de Maslow, onde encontra-se a Necessidade de Estima.
A última etapa da pirâmide de Maslow é inatingível na sua totalidade. Indivíduos que já têm a percepção de saciedade de todas as necessidades anteriores ainda encontram na Necessidade de Auto-Realização sua fonte de vida. Mesmo pessoas que se destacam com brilhantismo dentro de camadas sociais diversas, necessitam de um estímulo à continuidade. É comum em pessoas que se encontram nesta etapa a procura pela espiritualidade ou uma mudança radical de hábitos e costumes. Também é bastante comum os indivíduos