ESCANOMETRIA
Objetivo:
Esse exame para os membros inferiores é comumente realizado em cada membro separadamente, e as medições são comparadas quanto a discrepâncias de comprimento dos membros. Ele também pode ser feito bilateralmente através da colocação de uma régua sob cada membro (ou de uma régua a meio caminho entre eles) e da radiografia de ambos os membros simultaneamente em um filme maior colocado longitudinalmente. Esse método exige centralização do raio central a meio caminho entre os membros no nível das respectivas articulações.
Medições mais precisas são possíveis, entretanto, se cada membro é radiografado separadamente, devido ao raio central localizado mais centralmente. A seleção de método deve ser determinada por protocolo departamental, mas algumas referências sugerem que, se a discrepância de comprimento dos membros inferiores é de mais de 2,5 cm, os membros devem ser radiografados separadamente.
Tamanho do filme: 24 x 30 cm, 30 x 35 cm ou 35 x 43 cm, dependendo da idade ou do tamanho do paciente e se será obtido unilateralmente em um filme ou bilateralmente no mesmo filme, colocado longitudinalmente70-80 Kvp, grade de Bucky com o chassis na bandeja de Bucky de forma que possa ser movimentado entre as exposições sem movimento do paciente ou da régua Exige régua do tipo "Bell-Thompson" longa com marcas metálicas.
Proteção: Coloque cuidadosamente o escudo protetor para ovários ou para testículos de tamanho apropriado, de forma que nem os quadris nem a régua sejam obscurecidos.
Posicionamento e Raio Central - Exposição Unilateral: Posicione o paciente em decúbito dorsal, com a perna estendida e os pés para cima. Centralize o quadril e toda a perna a ser examinada no raio central, e assegure-se de que não haja rotação da pelve. Coloque a régua diretamente ao lado ou sob o membro. Assegure-se de que a régua esteja colocada em altura suficiente no sentido do comprimento, de forma que a exposição em ambas às extremidades inclua