Escalas termometricas
Para começarmos com a Termometria necessitamos saber o que significa temperatura e como medi-la.
Todo corpo é formado por átomos e eles estão em constante vibração! Então a temperatura é um valor relacionado à velocidade dessa vibração. Quanto maior for sua vibração, maior será a sua temperatura.
Escalas Termométricas
No sistema de unidades SI, a unidade usada para medir a temperatura é o Celsius (°C). Já o sistema inglês utiliza a escala Fahrenheit (F). Existem também as escalas absolutas de temperaturas, o Kelvin (k) e Rankine.
Até 1954 estas escalas termométricas eram baseadas na fusão do gelo e ebulição da água. A temperatura de fusão do gelo é definida como a temperatura de uma mistura de gelo e água, que está em equilíbrio com o ar saturado à pressão de 1,0 atm (1atm = 0,101325 MPa); Na escala Celsius receba a marcação de 0° e na escala Fahrenheit recebe a marcação de 32°. A temperatura de vaporização da água é a temperatura em que a água e o vapor se encontram em equilíbrio à pressão de 1 atm; Na escala Celsius recebe a marcação de 100° e na escala Fahrenheit recebe a marcação de 212°. Na Décima Conferência de Pesos e Medidas, a escala Celsius foi redefinida em termos do ponto triplo da água (o estado em que a fase sólida, líquida e gasosa coexistem em equilíbrio) e da escala de temperatura do gás perfeito. Os aspectos importantes dessa nova escala são o único ponto fixo (o ponto triplo da água) e a definição da magnitude do grau. O ponto triplo da água recebe o valor de 0,01°C e o ponto de vaporização, determinado experimentalmente, é de 100,00°C, havendo uma concordância entre a escala antiga de temperatura e nova.
Existem também escalas absolutas de temperatura, como a escala Kelvin (K) e a Rankine (R). A possibilidade de escalas absolutas surge da segunda lei da termodinâmica, que com base na mesma nos permite definir uma escala de temperatura independente da substância termométrica, porém