Escalas na arquitetura
Arquitetura e Urbanismo
Projeto Aplicado 2 - Introdução a Arquitetura e Urbanismo
Professor: Rodrigo Reis
Luiza Marins ESCALA - Modernismo e Brasília
• O que é escala? ças a inse Urbanismo hança.
Escala é a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto por ele representado.
• Como isso se reflete na concepção urbanística?
Escala é um termo bastante utilizado no jargão dos arquitetos e urbanistas para indicar dimensão, tanto no sentido literal quanto no sentido figurado. Podemos dizer que um projeto foi elaborado em escala 1:20, ou seja, vinte vezes menor do que o seu tamanho real, assim como podemos falar de um edifício que se adéqua à escala humana, uma construção de proporções aprazíveis para a utilização pelo homem.
• Porque Brasília é uma cidade anormal?
O plano de Brasília não é apenas um desenho, é uma concepção de cidade, traduzida, nas palavras de seu criador, por quadro escalas distintas: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica.
A ESCALA RESIDENCIAL, construída ao longo do Eixo Rodoviário, traduz um conceito completamente novo de moradia, com superquadras de apartamentos cercadas de verde, edifícios de gabarito baixo suspensos sobre pilotis e unidades de vizinhança que estimulam a convivência, com seus comércios locais, praças, escolas e outros equipamentos comunitários. O espaço para casas geminadas ficou mais afastado do eixo central, na parte Oeste.
A ESCALA MONUMENTAL abriga, no eixo do mesmo nome, os centros de decisões políticas e administrativas do país e do Distrito Federal. Abriga também a arquitetura genial de Oscar Niemeyer, com suas curvas femininas e vãos audaciosos.
A ESCALA GREGÁRIA, construída em torno da Plataforma Rodoviária, no coração da cidade, inclui comércio, agências bancárias, consultórios, escritórios, hotéis e centros de diversões.
A ESCALA BUCÓLICA permeia e integra as