Escalas de Dureza
Introdução:
A palavra dureza pode ter vários significados: – Na Metalurgia considera-se dureza como a resistência à deformação plástica permanente;
– Na Mecânica é a resistência à penetração de um material duro no outro.
A dureza define-se como sendo a resistência que um material oferece a sofrer uma deformação plástica na sua superfície.
O interesse em conhecer a dureza:
1.Conhecimento da resistência ao desgaste;
2.Conhecimento aproximado da resistência mecânica através do uso de tabelas de correlação;
3.Controle de qualidade de tratamentos térmicos;
4.Controle de qualidade em processos de conformação plástica e em processos de ligação;
Os métodos de medição:
As escalas Brinell, Rockwell e Vickers são métodos de medição da categoria de penetração. Neste tipo de dureza (penetração), um pequeno endentador é forçado contra a superfície do material a ser testado, sob condições controladas de carga e taxa de carregamento.
Ensaio de Dureza:
Consiste na impressão de uma pequena marca (endentação), feita na superfície da peça, pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração (endentador).
A medida da dureza do material ou da dureza superficial é dada como função das características da marca de impressão, e da carga aplicada em cada tipo de ensaio de dureza realizado.
Por razões práticas e de calibração, cada um dos métodos de medição é dividido em campos de escala, definidos por uma combinação de carga aplicada e geometria do endentado.
Ensaio Brinell (HB):
O método consiste em endentar o material com uma esfera de aço endurecido ou metal duro com 10mm de diâmetro com uma carga de 3000 kg. A carga total é normalmente aplicada por 10 ou 15 segundos no caso do ferro fundido ou aço, e pelo menos durante 30 segundos para outros materiais.
Dureza(tensão) = P/S
Endentador: CW (carboneto de tungstênio)
“Consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado,de diâmetro D, sobre uma