artes
Karl Heinrich Marx, nasceu em Trier, na Renânia, Provincia da Prússia, em 5 de maio de 1818. Filho de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Seu pai era advogado e conselheiro de justiça.
Estudou em sua cidade natal, e em 1835, Marx ingressou na universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Em 1836 transferiu-se para universidade de Berlim e começou a estudar a filosofia de Hegel e juntou-se ao grupo de jovens Hegelianos.Com uma posição política que se identifica cada vez mais com a esquerda republicana. Em 1841 apresentou sua tese de doutorado, em que analisava, na perspectiva hegeliana, as diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro. Nesse ano concebeu a ideia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com idealismo de Hegel. No ano seguinte tornou-se redator-chefe de um jornal a província de colônia. Marx casou-se com Jenny Von Westphalen e, logo após, sua publicação foi fechada. Casou-se e viveu em Paris onde entrou em contato com os socialistas. Pois posteriormente para Bruxelas onde iniciou uma duradora amizade com Friedrich Engels no qual foi a pessoa que deu apoio financeiro a Marx até o final de sua vida.
Marx foi expulso, voltou para Paris posteriormente para Alemanha, para Paris novamente ( sendo novamente expulso) e, finalmente mudou-se para Londres.
Marx escreveu muitas obras entre elas estão, A sagrada família, Manifesto comunista, A ideologia alemã e o Capital.
A sagrada família, livro publicado em 1844, com a parceria de Friedrch Engels, o livro trouxe uma critica aos jovens hegelianos. O titulo do livro foi uma sugestão do editor com um certo sarcasmo se referindo aos irmãos Bauer ( Bruno e Edgar) além dos que os apoiavam.
O Manifesto comunista essa obra feita novamente com parceria de Frederich Engels, foi publicado em 1848. Sua criação foi em uma época em que o capitalismo e a burguesia tinham a prevalência do