escala humana dos gregos
O templo grego não era concebido como a casa dos fiéis, mas como a morada impenetrável dos deuses.
Na arquitetura busca-se um modelo de perfeição harmônica e proporção, seguindo a escala humana. As principais construções gregas são cívicas, sendo Parthenon o principal templo grego, tendo também o templo de Zeus entre outros.
A arquitetura grega é dividida em três ordens, que são regras ideais que visam organizar as formas arquitetônicas, sendo considerada a parte mais importante da arquitetura grega. São elas: Dórica, Jônica e Coríntia, que é uma variação da ordem Jônica. Cada ordem determina a utilização de certos tipos de colunas, capitéis, entablamentos, frontões, entre outros elementos da arquitetura clássica visto que cada ordem tem um tipo de combinação.
Outra construção importante foi o Anfiteatro, pois o teatro era muito apreciado pelos gregos. Dentre eles, se destaca o Anfiteatro do Epidauro, que é composto de 55 degraus, no qual já chegou a acomodar 14.000 pessoas e tornou-se famoso por sua acústica impecável.
Os gregos adoravam vários deuses, e os representavam sob a forma humana. Portanto, sua religião era politeísta e antropomórfica. Os deuses habitavam o monte Olimpo. No monte Olimpo habitavam 15 deuses, são eles:
Zeus - Deus do céu e Senhor do Olimpo;
Héstia - Deusa do lar;
Hades - Deus do mundo subterrâneo (inferno);
Deméter - Deusa da agricultura;
Hera - Deusa do casamento;
Posêidon -